"Paixão ou a Batalha Contra as Sombras" é dividido em quatro secções resultantes da decomposição do título, mostrando quatro caminhos diversos - e por vezes bem contraditórios - do amor. Em oito dezenas de poemas, o autor viaja pela exaltação, o desalento, a raiva, a ironia e a paz, com o pano de fundo constante no amor que se tem, se quer, se deseja, se desdenha ou se perdeu, da febre do beijo até ao gelo da ruptura.
Apesar de ter a escrita como elemento essencial de profissão (em jornalismo, assessoria cultural, publicidade e consultoria de comunicação), a poesia sempre foi, para o autor, um exercício de intimidade. A "urgência" de dar a esta sua vertente um rosto público, em livro, foi despertada pela morte prematura da mulher a quem dedica o livro, Sofia Erse Arruda.
Convidados a prefaciar a obra, no sentido de apresentarem separadamente a perspectiva feminina e masculina do amor retratado em versos, Mafalda Arnauth e Carlos Pinto Coelho acabaram por seguir um caminho diferente. Com a técnica do cadavre exquis, criaram um texto conjunto e entrelaçado, construindo também eles uma pequena - e inesperada - obra literária.
O formato "quadrado" do livro (220 x 230mm) surge pela necessidade de respeitar integralmente a ilustração, da autoria de José Fragateiro, já anteriormente 'cúmplice' de Ricardo Belo de Morais, na ilustração dos textos que este último assinou para a secção 'Paixões Secretas', na revista Notícias Magazine.
Sobre o Autor: Nasceu em Oeiras, em Março de 1969. Aos cinco anos, já lia e escrevia e conheceu os primeiros clássicos ainda na escola primária. Dividido entre a Política e as Letras, ingressou aos 17 anos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que abandonaria quatro anos depois, para iniciar carreira em jornalismo, na Rádio Comercial da Linha. Seguiu daí para ajudar a fundar a rádio XFM, onde foi jornalista, produtor e animador, colaborando pontualmente com as estações "irmãs", Energia e TSF. A partir de 1995, iniciou uma colaboração regular com a revista Notícias Magazine, trabalhando também em assessoria cultural com o Clube Português de Artes e Ideias e a Câmara Municipal de Lisboa, na extinta EBAHL (hoje EGEAC) e na coordenação do gabinete de imprensa das Festas de Lisboa, até 1997. É então convidado a integrar a equipa da agência NR/Hill & Knowlton, onde se mantém dois anos, altura em que ingressa também na Universidade Nova, com vista a concluir os estudos académicos, em Ciências da Comunicação. Em 1999, funda a agência Multicom, da qual se afasta cinco anos depois. Neste período, trabalhou a imagem de clientes como a Miele, Kellogg's, Baume & Mercier, McDonald's, B.Braun Medical, Copyright Promotions/United Media, Camy-Nestlé, Casa Cadaval, Mercedes-Benz, Lilly Farma, Chronopost International, Procter & Gamble, Renova, Fima/Lever, Heineken, Oikos, Cervejeira Lusitana, Filmes Castello Lopes, Coca-Cola e Dow Chemical, entre dezenas de outros. Foi seguidamente consultor de marketing e comunicação da Associação Portuguesa de Franchise, ligou-se como cronista à revista Franchising & New Business e voltou à rádio, como animador, aos microfones da RPL (hoje Rádio Europa Lisboa), onde mantém presença regular, em emissões aos fins-de-semana. Em Maio de 2005, funda a Belo de Morais & Associados, empresa de comunicação e relações públicas a que actualmente preside. Além da escrita - que exerce também no colectivo Scribblers e em vários pontos da blogosfera - é um apaixonado por cinema, música, fotografia, canto coral, teatro-performance, viagens e motociclismo.
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